Anitta se manifestou de forma contundente sobre seu amigo Rodrigo Branco, que foi sentenciado em 2026 por um comentário racista feito durante uma live em 2020, dirigido à médica e ex-participante do BBB, Thelma Assis.
Em suas declarações, a artista, que já foi vista frequentemente ao lado do empresário residente em Orlando, enfatizou que “não faz vista grossa para amigos que cometem crimes”. Ela também deixou claro que suas opiniões “não são seletivas e não serão desta vez”.
A batalha judicial entre Thelma e Branco se estendeu por seis anos, com a ex-BBB obtendo vitória. A decisão impôs ao empresário o pagamento de R$ 75 mil a título de indenização. Rodrigo optou por não recorrer da sentença.
A situação ganhou mais atenção quando Branco publicou um vídeo em suas redes sociais no início da semana, reiterando seu “pedido de desculpas” a Thelma após a condenação.
Várias figuras públicas manifestaram apoio a Branco, incluindo Xuxa, Deborah Secco, Astrid Fontenelle, Gominho, Luciana Gimenez, Simone Mendes, Fabiana Karla, Adriane Galisteu e Lívia Andrade.
As cantoras Anitta e Ludmilla, ambas amigas próximas de Branco, enfrentaram pressão da opinião pública para se pronunciar sobre o assunto devido à sua proximidade com ele na vida pessoal.
A controvérsia teve início em 2020, quando Assis participava do BBB 20. Durante uma transmissão ao vivo no Instagram, Branco afirmou que “torcer por Thelma é racismo” e insinuou que o apoio recebido pela médica se devia apenas à sua cor de pele.
No mesmo contexto da live, o empresário mencionou a jornalista Maju Coutinho para sustentar sua alegação de que mulheres negras alcançariam posições proeminentes unicamente por conta da cor da pele.
Confira a declaração completa de Anitta sobre Rodrigo Branco:
“Racismo é crime. Aqueles que o praticam são racistas e devem arcar com as consequências de seus atos, assim como Rodrigo Branco e muitas outras pessoas famosas ou anônimas que já cometeram ou cometem esse crime. Existe a lei, há penalidades e justiça. Ponto final. Não há espaço para discussão nem opiniões pessoais. Nunca fui nem serei conivente com um amigo que comete qualquer crime. Minhas relações pessoais jamais se sobreporão a um ato tão vergonhoso e inaceitável. O fato de eu estar menos ativa nas redes sociais atualmente não significa que estou apoiando alguém numa questão tão clara. Aprender todos os dias é o mínimo exigido de nós; ninguém deve ser elogiado por isso e eu reconheço essa realidade. Nunca evitei me posicionar sobre assuntos importantes; nunca tive opiniões seletivas e não será diferente agora.”
O post Anitta se pronuncia sobre Rodrigo Branco após sua condenação por discurso racista direcionado a Thelminha: “Nunca serei conivente” apareceu primeiro em PAPELPOP.
